Serviços Clínicos

SERVIÇOS CLÍNICOS

O IPTO desenvolve um trabalho Clínico e Terapeutico com base na Ayurveda.
Contando com um espaço adequado e um conjunto de técnicos e terapeutas devidamente qualificados, garantimos a uma oferta estruturada e completa, desde a Consulta, Diagnóstico, até à aplicação dos Tratamentos necessários e adequados ao paciente.

UMA CONSULTA DE AYURVEDA

Para além da classificação do biotipo do paciente (sua estrutura psico-fisiológica ou o seu tipo bio-humoral), o objetivo de uma consulta de Ayurveda passa pela identificação dos sintomas manisfestados e dos desequilíbrios existentes no organismo.
Na sequência, é prescrita uma terapeutica adequada e realizado um aconselhamento nutricional para repor novamente o equilibrio desejado.
(Nota: Não esquecer que, para a Ayurveda, o desequilíbrio potencia o estado de doença e o equilíbrio favorece um estado saudável)

MEIOS DE DIAGNÓSTICO

A Ayurveda recorre, entre outros, à verificação do pulso (tipo, frequência e padrão da pulsação), à análise da língua, dos olhos, da urina, do aspeto físico, da voz, das unhas e ao toque como indicadores para a realização de um diagnóstico e formulação de uma solução terapêutica.

PRINCIPAIS TRATAMENTOS

Massagem suave, de corpo inteiro, feita com óleo aquecido. Especificamente, são massajados ou trabalhados pontos de pressão ou Marmas que estão distribuidos ao longo do corpo.
Para além do relaxação do corpo e  apaziguamento da mente, facilita também a desintoxicação, hidratação e nutrição do organismo.

Aplicação de óleo aquecido no centro da testa, correndo em fio, ininterruptamente durante um período.
Para além do alívio de tensões localizadas na cabeça, é adequado para situações de: agitação mental, enxaquecas, stress, depressão, insonias e deficite de concentração.

Também conhecida na Ayurveda como Massagem à Cabeça. É aplicada nos ombros, face e cabeça, ou seja, nas áreas mais vulneráveis aos stress e tensões. A massagem é realizada com óleo aquecido e, tal como na Abhyanga, são manipulados pontos de pressão.
Entre outros benefícios, a Shiro Abhyanga promove um estado de relaxação, tranquilidade e concentração. Mais especificamente: facilita o fluxo do fluído cérebro espinhal; permite a relaxação dos músculos da face e do pescoço; ativa a circulação, facilitando a oxigenação cerebral; nutre a raiz dos cabelos e o couro cabeludo …

Sauna efectuada com uma infusão à base plantas ou óleos medicados. Através da sudorese e da dilatação dos poros da pele, tem um efeito de desintoxicação e relaxamento, permitindo que as substâncias ou princípios ativos das plantas utilizadas penetrem no organismo.

Massagem efectuada com luva de seda. É normalmente utilizado sal com uma mistura de plantas. É ideal para a activação da circulação periférica, remoção de células mortas da pele e eliminação de toxinas.

Massagem a seco efectuada com pó, à base de plantas medicinais, adequadas à patologia do paciente. No corpo, tem um efeito tonificador, ativando a circulação, e tem como objectivo principal a eliminação de toxinas.

Consiste na limpeza dos canais respiratorios. Utilizam-se óleos medicados que são introduzidos no nariz e boca, escorrendo até à garganta. Com exercícios e uma estimulação respiratória adequados, procede-se então à limpeza das vias ventilatórias. É ideal para alergias (rinites, sinusites) e outros problemas problemas respiratórios.

Tratamento utilizado na limpeza dos ouvidos. Com a introdução de algumas gotas de óleo aquecido, as impurezas internas do ouvido e o excesso de cera são amolecidos e, posteriormente, aspiradas através de um processo de vácuo, recorrendo-se para o efeito a um cone de parafina em pequena combustão.

Terapia efectuada com trouxas, feitas com leite, arroz e plantas. Tonifica o corpo, hidatra a pele e é muito útil em situações de doença degenerativa como: distrofia muscular progressiva; polinefrite; artrite; rigidez articular e problemas de movimentação ou locomoção.

Ao nível externo, um Basti pode ser descrito como uma “represa” de óleo morno, envolvido em massa e aplicado em pontos especificos do corpo, como joelhos, costas, olhos, etc.
São utilizados por exemplo para situações de dor, tensão e compressão muscular, e problemas articulares. No caso do Netra Basti, o objetivo é a limpeza do campo ocular.
Ao nível interno, os Bastis são essencialmente aplicados através de enemas, o comum clister, com um preparado específico para a patologia do paciente. De entre os efeitos principais e imediatos, destacam-se a nutrição e limpeza intestinais.

Consiste num regime de 5 terapias, acompanhadas por uma dieta específica, durante um determinado período e que tem como principal objectivo uma desintoxicação geral e profunda do organismo.
Poderá ser acompanhado por um trabalho específico de prática de Yoga.